Home / História / Praga – Relógio astronômico
Praga – Relógio astronômico

Praga – Relógio astronômico

A Praça Central em Praga, ou Staromestke Námesti, na Cidade Velha, é onde começamos nossa caminhada, admirando os prédios góticos, as pontes medievais, os palácios e castelos da cidade. A praça por si só já é um espetáculo (como tudo em Praga!), lá era onde aconteciam as feiras da época medieval, é voltar séculos na história, incrível! É possível ver artistas de rua fazendo apresentações, comer pratos típicos, ver exposições no museu que fica lá localizado, ir aos restaurantes que colocam suas cadeiras do lado de fora dando um charme a mais ao lugar e esperar para admirar, claro, o belo espetáculo do relógio astronômico de Praga, o Orloj, que deixa uma multidão de pé, olhando para cima e esperando para ver e ouvir o momento em que o esqueleto (isso mesmo, um esqueleto!) faz o ritual dos personagens se moverem pelas janelinhas que ficam na torre. 

Previous Image
Next Image

info heading

info content


O relógio começou a ser construído em 1.410 e foi recebendo acréscimos de outras partes por muitos outros ano, chegando ao modelo que está hoje no ano de 1866. Durante todo este tempo ele recebeu a estrutura gótica, as imagens móveis dos apóstolos e as referências astronômicas e astrológicas. Sofreu muitos danos durante a Segunda Grande Guerra e foi restaurado em 1.948.

Em sua estrutura é possível identificar o Planeta Terra no centro do relógio e o céu ao seu redor, com representações, também, do sol e da lua.

Na parte superior do relógio, há o galo, que inicia o “show” do relógio, e um pouco mais abaixo duas janelas, por onde passam as estátuas dos apóstolos em sequência (um pouco rápida, diga-se de passagem).  A ordem de aparição dos apóstolos é a seguinte:

“Na janela esquerda:

  1. Paulo, com um livro e uma espada;
  2. Tomé, com uma lança;
  3. Judas, com um livro;
  4. Simão, com uma serra;
  5. Bartolomeu, com um livro; e
  6. José, com um pergaminho.

Na janela direita:

  1. Pedro, com uma chave;
  2. Mateus, com um machado;
  3. João, com uma cobra;
  4. André, com uma cruz;
  5. Filipe, com uma cruz; e
  6. João Evangelista, com um porrete.”

Admito ter ficada tão impressionada com o espetáculo que nem reparei na sequência dos apóstolos nas janelas, pois muitas coisas de movimentam ao mesmo tempo e você nem sabe para onde olhar. Eu vi o espetáculo 3 vezes, uma eu fotografei, a outra eu filmei e a terceira eu apenas admirei. Vale a pena esperar uma horinha para ver de novo, aproveite esse tempo para admirar e curtir o ambiente ou fazer fotos, da Catedral de Nossa Sra de Týn e de todo o resto, porque a cidade é linda, a praça é linda, é tudo lindo! 🙂  

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

relogio-astronomico-de-praga

 

Relogio-astronomico-de-praga

 

Sobre Priscila Lima

Administradora apaixonada por viagens e que aproveita cada dia de folga para descobrir uma coisa nova pelo mundo. Compartilhar informações sobre qualquer coisa e cuidar deste site são seus passatempos favoritos.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicadoOs campos marcados são obrigatórios *

*

Subir
%d blogueiros gostam disto: