Home / Roteiros / Europa / Como ir ao Cabo da Roca, Portugal
Como ir ao Cabo da Roca, Portugal

Como ir ao Cabo da Roca, Portugal

Oi gente, hoje estou aqui para falar sobre como ir ao Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa, localizado na Serra de Sintra, em Portugal, e com rochedos incríveis sobre o Oceano Atlântico.

Minha intenção com esta postagem é dizer como se chega lá de transporte público, utilizando ônibus (autocarro, em português de Portugal) e trem, a partir de Lisboa.

Partindo de Lisboa via Cascais

Siga para estação de Cais do Sodré (terminal da linha verde metropolitana que liga o metrô aos trens), e pegue o trem (comboio, em Portugal) para Cascais (cerca de 40 minutos de viagem).

Nota: o trem que liga Lisboa a Cascais percorre um trecho pela beira-mar, oferecendo uma paisagem linda, e no meio do caminho ainda passa por Belém, permitindo que você observe a torre e outros pontos turísticos.

Ao chegar em Cascais siga para o terminal de ônibus, que fica ao lado do de trens, é só sair deste, dobrar à direita e atravessar a rua pela faixa de pedestre, do outro lado já é o terminal de ônibus, mas quando for para a plataforma esperar o ônibus, preste atenção, pois existem dois ônibus que fazem a linha Cascais – Sintra, o 403 e o 417, você vai pegar o 403. O 417 vai direto para Sintra sem passar pelo nosso destino de hoje.

O percurso demora cerca de 30 minutos e o ônibus sai praticamente de hora em hora.

Dica: passe no centro de informações da ScottUrb (empresa dos ônibus) que fica no terminal e peça o horário do 403, assim você saberá a hora que ele passa para você voltar.

Partindo de Lisboa via Sintra

Se você estiver em Lisboa também pode pegar um trem para Sintra na estação do Rossio (linha verde, duas estações antes de Cais do Sodré), ao invés de ir por Cascais.

De Sintra, pega o mesmo autocarro 403 que sai de Sintra para Cascais, e que passa pelo Cabo da Roca.

Sugestão

Caso você comece a viagem para o Cabo da Roca saindo de Cascais, você pode pegar o 403, descer no Cabo da Roca, passar 1 ou 2 horas lá (suficiente para bater fotos e admirar a paisagem), depois volta para a parada do ônibus e pega-o com destino a Sintra, de lá pode voltar para Lisboa de trem até a estação do Rossio. Caso contrário, começando em Sintra, pode pegar o 403, passar pelo Cabo da Roca e depois seguir para Cascais, conhecendo a região e voltando para Lisboa de trem até a estação de Cais do Sodré.

Bem, acho que abordei as possibilidades para os turistas que usam transporte público, assim como eu.  

Nota: quando fui só existia esta opção para esta rota, preste atenção no horário do último ônibus, pois você pode ficar por lá. No dia que fui não vi nenhum táxi e realmente é afastado da cidade, não há movimento de outros ônibus, apenas de carros de particulares. Preste atenção também no letreiro do ônibus, pois só existe um ponto de ônibus tanto no sentido Cascais-Sintra quanto ao contrário, qualquer dúvida pergunte ao motorista.

Os valores do trem de Lisboa para Cascais e do ônibus para o Cabo da Roca são em torno de €2,15 e €3,05 respectivamente. Poderá ter aviso atualizações.

Posts relacionados:
Roteiro de 3 dias em Lisboa
Como ir de Lisboa ao Santuário de Fátima – Portugal
Metrô de Lisboa: quais os pontos turísticos de cada estação
Como montar sua viagem usando o Google Maps

 

Sobre Priscila Lima

Administradora apaixonada por viagens e que aproveita cada dia de folga para descobrir uma coisa nova pelo mundo. Compartilhar informações sobre qualquer coisa e cuidar deste site são seus passatempos favoritos.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicadoOs campos marcados são obrigatórios *

*

Subir
%d blogueiros gostam disto: